Marte é o quarto planeta a partir do Sol e é conhecido popularmente como o Planeta Vermelho, devido à sua coloração avermelhada, causada pela presença de óxido de ferro em sua superfície.
Apesar de mais frio e com atmosfera muito mais fina do que a da Terra, Marte tem revelado pistas intrigantes sobre sua história, e até sobre a possibilidade de vida no passado.
Durante o dia, em regiões próximas ao equador, podem chegar a cerca de 0 °C, enquanto à noite ou em altitudes elevadas despencam para , 60 °C ou ainda menos. A atmosfera rala pouco retém o calor, e os ventos e tempestades de poeira são comuns.
O tempo que o planeta leva para girar uma vez em torno do próprio eixo , dura cerca de 24 h 37 minutos. Ou seja, um “sol marciano” é apenas um pouco mais longo que um dia na Terra.
Aproximadamente metade do da Terra (cerca de 6.779 km), o que significa que seu tamanho, massa e gravidade são bem menores. A gravidade superficial equivale a cerca de 38% da terrestre, você pesaria pouco mais de um terço do seu peso na Terra ao pisar em Marte.
A crosta de Marte guarda algumas das formações geológicas mais impressionantes do Sistema Solar:
Há fortes evidências de que, no passado distante, água líquida correu em Marte, antigos leitos de rios, deltas e minerais hidratados sugerem que rios, lagos ou até mares existiram ali.
Essa descoberta torna o planeta um alvo-chave na busca por vida passada ou microrganismos.