Sábado no Parque é opção de lazer para famílias em Campo Grande

Postado por: Luciana Montera

o terceiro sábado de cada mês é promovido o evento Sábado no Parque, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de aproximar a ciência da população externa, esse evento aberto ao público incentiva a curiosidade e a busca pelo conhecimento ao mesmo tempo que diverte as crianças com os monumentos e as brincadeiras no local.

 

O ambiente aberto do Parque, além das diversas atrações, chama a atenção das famílias que encontraram nesse evento uma oportunidade de lazer, especialmente entre pais e filhos, por se tratar de uma opção para aqueles que desejam passar um tempo de qualidade em um espaço que une educação e entretenimento, incentivando as crianças a explorarem o mundo da ciência de maneira lúdica e envolvente.

 

Nilton Santos, pai de Daniel de Souza Santos, durante seu primeiro passeio em família no Parque, elogia a iniciativa e comenta sobre a importância que o ambiente traz para o desenvolvimento intelectual de uma criança. “A importância disso se dá exatamente porque a criança, adolescente ou pré-adolescente, vive em uma fase de muitas descobertas em várias áreas da vida, inclusive a acadêmica. Então, a partir do momento em que eles podem ter um espaço onde o conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, é visto na prática, há um estímulo e interesse maior para que ele possa aprofundar mais ainda esse conhecimento”. 

 

O pai ressalta ainda que esses estímulos são de grande importância para o desenvolvimento de um estudante mais autodidata e até mesmo para a formação de um futuro profissional da área. “Então, isso ajuda na assimilação da aprendizagem e ajuda também no despertamento de um futuro cientista”.

 

Daniel completa dizendo que conheceu o Parque por meio de uma divulgação do evento em um grupo ao qual faz parte e que, assim que viu, logo se interessou. “Enviaram para mim a publicação em um grupo em que participo e achei muito interessante ver brinquedos dinâmicos que consigam passar conhecimentos sobre ciência”. 

Nilton Santos e o filho Daniel de Souza Santos ao lado do Painel dos ODS no Parque da Ciência. 

 

 

Além do despertar curioso das crianças sobre o Parque, a iniciativa também conta com visitas de diversas outras faixas etárias. Gabriele Matos, de 28 anos, é acadêmica do curso de pedagogia pela UFMS e também monitora voluntária do projeto Sábado no Parque. Dentre as motivações que a universitária encontrou para se envolver no projeto, ela destaca a importância de se divertir com as crianças e, acima de tudo, incentivá-las a explorar de maneira recreativa o conhecimento científico, através de atividades práticas e interativas, podendo assim contribuir diretamente para o desenvolvimento social e intelectual das crianças.

 

A edição do evento também contou com a presença de diversas outras mães, que acompanharam seus filhos e se mostraram encantadas com a iniciativa. Denise Ramos Christofoletti, mãe de um dos pequenos participantes, elogiou a organização e a variedade de monumentos. “Aqui é ciência. É algo lúdico, mas que a criança aprende e assimila as coisas”.

Denise Ramos Christofoletti junto com sua família em um dos monumentos do Parque.

 

Bianca Arruda, outra mãe presente no evento, destacou seu contentamento com o constante investimento que tem sido feito ao Parque e enfatizou sobre a importância de se ter sempre presente uma equipe de monitores que possam acompanhar o passeio e orientar os visitantes com guias e explicações, para que assim possam ajudar a incentivar ainda mais o interesse de aprendizado atrelado à diversão das crianças. “Eu acho importante que tenha sempre uma equipe que possa estar explicando. Eu acho que isso traz vida e mais sentido às coisas” afirmou.

Bianca Arruda junto com sua família no Parque da Ciência da UFMS.

 

A servidora Ana Paula Banyasz é a responsável pelo projeto do Sábado no Parque e afirma que a iniciativa tem sido bem recebida pelo público que aos poucos vem se interessando em conhecer o local. Além disso, ela também destaca as dinâmicas das famílias que vêm, já que os pais costumam se interessar e interagir com os monumentos junto com os filhos. “O Sábado no Parque é um momento para que as famílias fiquem juntas, já que durante a semana tanto pais como filhos têm muitas atividades e compromissos e não sobra tempo para a diversão.” E, nesse caso, avalia Banyasz, “a diversão vem acompanhada de curiosidades e conhecimento.”

 

O evento ocorre todo terceiro sábado do mês, das 8 até às 11 horas da manhã e é completamente aberto ao público, sem necessidade de inscrição. O próximo Sábado no Parque será no dia 20 de julho. As visitas guiadas também são uma opção para grupos maiores de pessoas, durante a semana. Basta acessar o site parquedaciencia.ufms e fazer sua solicitação, de acordo com a disponibilidade da agenda. 

 

Texto e Fotos: Sandy Ruiz (bolsista do Parque da Ciência)

Compartilhe:
Veja também