Estudantes atuam como Monitores do Parque da Ciência

Postado por: Luciana Montera

No terceiro sábado (18) do mês de maio, ocorreu a segunda edição do Sábado no Parque, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Além dos participantes, a realização do evento também conta com uma parte fundamental que são os monitores bolsistas e os voluntários que trabalham no parque guiando os visitantes e explicando sobre os monumentos.

 

Os monitores são estudantes de graduação dos mais diversos cursos da UFMS que recebem treinamento para atuar como monitores na recepção e condução das visitas agendadas ao Parque da Ciência. Além de servir aos visitantes, o objetivo é que estes estudantes se envolvam de outras formas com o Parque e que possam vislumbrar perspectivas de trabalhos futuros no espaço.

 

Deborah da Silva Pereira, de 19 anos, é estudante de Matemática Licenciatura na UFMS.  Atualmente faz parte do grupo dos estudantes monitores bolsistas. Seu trabalho consiste em guiar os visitantes pelo Parque da Ciência e laboratórios durante as visitas da semana, além de participar dos Sábados no Parque.

 

Nessa interação com os visitantes, os monitores têm uma troca direta com o público de diferentes faixas etárias.  Deborah inclusive ressalta sobre como é curiosa essa interação pois aprende muito com todos os visitantes, sejam eles crianças ou até idosos.

Deborah da Silva Pereira, estudante de Matemática Licenciatura e monitora bolsista no Parque da Ciência da UFMS. 

 

Com exemplos simples e cotidianos de como conceitos de física, química ou matemática se aplicam no dia a dia, a monitora busca levar um pouco do seu conhecimento adiante enquanto pratica sua didática. Além disso, destaca que para ela é muito importante poder promover um pouco mais a integração da Ciência com a sociedade.

 

Uma outra característica que é muito valorizada entre os monitores é a capacidade de comunicação. Giovanna Zanuncio, de 19 anos, é estudante de Zootecnia e apesar do curso não ter uma relação muito forte com a necessidade de praticar a didática, como nos cursos de licenciatura, Giovanna  afirma que por ser muito comunicativa se interessou pelo projeto. “Eu gosto muito de poder conviver com outras pessoas e de passar essas informações que os monumentos do Parque possuem. Combina muito comigo.”

 

Giovanna Zanuncio, estudante de Zootecnia e monitora bolsista no Parque da Ciência da UFMS.

 

Entre diversos aprendizados adquiridos ao trabalhar no projeto, Giovanna demonstra sua felicidade em saber que ajuda a promover a Ciência aqui em Campo Grande e afirma que tem expectativas muito boas em relação ao potencial do Parque, pois vê nele uma forma de contribuir com o crescimento da sociedade.

 

A possibilidade de aprender com a população e promover a Ciência não interessa apenas aos monitores bolsistas, mas também aos estudantes que resolveram se voluntariar para ajudar nos eventos do Parque, como é o caso do grupo de estudantes formado pelos acadêmicos Isabelly Dias, Ian Vitor Fernandes e Maria Edite Nunes.

Maria Edite, estudante de Jornalismo, ao lado de Isabelly Dias e Ian Vitor, graduandos de Licenciatura em Artes Visuais e Biologia, formam o atual grupo de monitores voluntários no Parque da Ciência da UFMS.

 

Maria Edite é estudante de Jornalismo, enquanto Isabelly e Ian Vitor cursam Licenciatura em Artes Visuais e Biologia, respectivamente.  Apesar dos cursos serem diferentes, o Projeto do Parque da Ciência os uniu pois despertou o interesse deles por conquistar um contato mais próximo com os visitantes.

 

Os bolsistas e os voluntários são parte fundamental para o desenvolvimento do local. Eles são os responsáveis por explicar detalhes dos monumentos, dar exemplos simples de entender, mas também tem a missão de tornar a experiência interessante para cada pessoa. 

 

É através desse trabalho em conjunto que tanto o Parque como esses estudantes se desenvolvem. 

Ana Paula Banyasz responsável pelo projeto do Sábado no Parque explica como é interessante acompanhar essa experiência de perto, pois viu como os bolsistas foram evoluindo com o passar do tempo e espera que os voluntários futuramente também tenham essa chance, pois compromisso e didática são as palavras chaves que Ana utiliza para descrever o perfil dos estudantes que desejam colaborar com o Parque da Ciência da UFMS.

 

Texto e Fotos: Sandy Ruiz (bolsista do Parque da Ciência)

Compartilhe:
Veja também