Apoiadores do Parque da Ciência

Postado por: Luciana Montera

O Parque da Ciência da UFMS é o primeiro parque científico do estado de Mato Grosso do Sul que foi e continua sendo projetado e construído com o esforço de muitos. Estudantes, professores e técnicos, gestores, iniciativa pública e privada se uniram para dar início a este espaço onde Ciência e Diversão se unem para brindar a todos os visitantes com muito conhecimento. Esse sonho coletivo se traduz até hoje, em cada monumento e atração pensada, projetada e instalada, o que faz com que o Parque da Ciência esteja sempre em movimento.

 

Era um antigo sonho. E o primeiro passo concreto foi dado em julho de 2019, quando a UFMS, na Cidade Universitária, colaborou na organização e sediou a 71ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O evento reuniu centenas de pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa, ciência e inovação para apresentar para a sociedade as mais diversas formas de comunicar e apresentar a ciência para a sociedade, seja ela acadêmica, científica ou população em geral. Foram sete dias onde a ciência atraiu o olhar de todos, encantando e transformando os corações.

 

Os dois primeiros parceiros a fazer o aporte de recursos foram o Sicredi/MS e Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, hoje MCTI do Governo Federal. Foram então instalados no Parque os nove primeiros monumentos. Hoje o parque conta com dezoito monumentos instalados e diversos projetos em elaboração para instalação futura.

 

Em funcionamento desde outubro de 2021, o Parque recebe visitas escolares que são acompanhadas por monitores que apresentam os monumentos e despertam a curiosidade dos visitantes. Já atingimos diretamente mais de 10000 pessoas com as visitas guiadas, mas certamente esse número é bem maior, considerando que o espaço é aberto e pode ser visitado a qualquer dia e hora. O parque serve ainda como espaço de fortalecimento dos bacharelados e das licenciaturas oferecidas pela UFMS, pois aulas de campo direcionadas à física, matemática, engenharias, artes, história, letras, pedagogia e praticamente qualquer outra área encontra material passível de estudo e discussão.

 

Fizemos muito e ainda faremos muito mais, mas não faremos sozinhos! As parcerias já conquistadas e as que ainda iremos conquistar, permitirão a expansão do Parque da Ciência como um espaço público de diversão, conhecimento e aprendizado, capaz de mostrar a força transformadora da Ciência em nossas vidas.

 

Somos gratos pelas parcerias que nos ajudaram e ajudam a manter o Parque da Ciência da UFMS!

 

“O Parque da Ciência é um projeto maravilhoso que traz em si o espírito científico próximo da população. Quando você apresenta de forma simples, clara e objetiva qual o impacto da ciência, fica muito mais fácil para que as pessoas entendam. Então a iniciativa ajuda a aproximar a população do trabalho dos pesquisadores, cientistas e do Estado. É uma ação fantástica que merece todo o nosso reconhecimento e, claro, nosso apoio financeiro.”

Diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira

 

 

 

Compartilhe:
Veja também